ANNALES DE PHILOSOPHIE CLASSIQUE
ISSN 1982-5323

Volume IV - 2010

numéro 7

   Plaisir et amitié : Homère et Aristote en dialogue
Catherine Collobert

   Sofística e a decadência dos valores tradicionais gregos
Marcos Sinésio Pereira Fernandes (in memoriam)

   Caráter, a morada mais íntima do ser : anotações de um curso de Marcos Sinésio
Eraci Gonçalves de Oliveira

   Educação, tragédia e amizade política em Aristóteles
João Belisário de Carvalho

   Teologia, ética e racionalidade em Sócrates
Aldo Dinucci

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   A amizade em Hesíodo : uma conversa com David Konstan
Luis Otávio de F. Mantovanelli

   Correspondence about friendship
David Konstan

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NUMÉRO 1. 2007 vol. I

touts les numeros

numéro 8

   De quelques scènes philosophiques primitives chez Homère [traduzido]
Barbara Cassin

   A segunda navegação: um estudo sobre a relação entre mythos e logos em Platão
Izabela Bocayuva

   Spontaneous generation and creationism in Pre-Socratic monism in light of Aristotle's analysis in the Physics
Gerard Naddaf

   Quando gli ionici (e altri) sono stati promossi filosofi
Livio Rossetti

   O conceito de natureza em Plínio o velho
Ana Thereza Basílio Vieira

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traduction

   Pierre Destrée : Educação moral e catarse trágica
trad. Eraci Gonçalves

   Pierre Destrée : Education morale et catharsis tragique (publication originale)
Nous remercions Pierre Destrée et la revue Les Études Philosophiques la gentille autorisation de publication de cette traduction.

 

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Ce numéro des AFC a été réalisé dans le cadre de coopération scientifique de l' accord Capes/Cofecub : "Les Origines du Langage Philosophique : stratégies rhétoriques et poétiques de la sagesse antique" .
.

 

 

 

Tradução: Pierre Destrée
Educação moral e catarse trágica

Tradução por
Eraci Gonçalves
Education morale et catharsis tragique (publication originale)
Agradecemos a Pierre Destrée e à revista Les Études Philosophiques a gentil autorização para publicação desta tradução

A kátharsis é, sem sombra de dúvida, uma das questões mais fundamentais da Poética, à medida que ela nos é apresentada como o efeito ou como a finalidade última da tragédia na célebre definição da mesma dada por Aristóteles no capítulo 6. Mas ela é também, como se sabe, uma das questões mais avidamente discutidas por seus intérpretes desde a Renascença, visto que Aristóteles não explica o sentido pretendido para este efeito ou finalidade. E, sobretudo, ela é a questão mais embaraçosa para os intérpretes que querem continuar a defender hoje uma leitura moralizante do sentido da tragédia segundo Aristóteles.

 
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III Colloque International OUSIA d' Études Classiques
Physis: A Física e a recepção dos Físicos por Aristóteles. 31 mai à 3 juin 2010, à l' Université Fédérale de Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
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IV Seminaire de Philosophie Antique
Filosofia e Arte no mundo antigo: 10 à 13 mai 2010, Noesis, à l' Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
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XVII Colloque d' Études Greco-Romaines
Primeiros Sábios, Primeiros Filósofos: 24 à 27 mai 2010, à PUC-SP, São Paulo.